terça-feira, 3 de abril de 2012

A origem do dinheiro


O dinheiro como o conhecemos hoje tem uma história rescente e teve de passar por diversas transformações para tornar-se o que é; primordialmente praticava-se o escambo (troca de mercadoria por mercadoria).
Algumas mercadorias tinham mais utilidades do que outras e então valores lhes foram atribuídos, assim surgiram as moedas-mercadorias. O gado e o sal destacaram-se neste quesito de uma forma tão estrondosa que deixaram marcas que ficam até hoje em nossa língua; são algumas delas as palavras: capital (acúmulo de dinheiro de ou para investimento) vem do latim “capita” e significa “cabeça” (de gado), e , salário (pagamento, hoje em dinheiro) tem como origem a utilização do sal, em roma, para o pagamento de serviços prestados.
Com o passar do tempo ficou comprovado que a moeda-mercadoria não era um sistema eficiente por ser de valor oscilável, por não poder ser fracionável e por ser perecível, não permitindo assim o acúmulo de riquesas e criando a necessidade de estabelecer outro sistema monetário.
Quando o homem descobriu o metal passou a ultilizá-lo para fabricar seus utensílios e armas; por apresentar vantagens como a possibilidade de divisibilidade, facilidade de transporte, raridade e beleza logo estabeleceu-se como sistema universal.
Os utensílios de metal passaram então a serem mercadorias de valor demasiado, por sua produção exigir o conhecimento das técnicas de fundição e de onde encontrá-lo.
A partir daí é que foi criada a moeda : pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a marca de quem as emitiu (como uma garantia de sua autenticidade). Os primeiros metais ultilizados na moeda foram o ouro e a prata, esses metais destacaram-se por serem mais resisntentes, beleza, raridade e, principalmente, por assosiação do ouro com o Sol e da prata com a Lua. Inicialmente as moedas tinham seu valor intrínseco, isto é, pelo valor do metal usado (que era o mesmo gravado na moeda); e, foi assim até o século XIX, quando passou a ser feita com outros metais e de valor extrísseco, isto é, pelo valor gravado em sua face e não o valor do metal.
A moeda foi um sucesso e popularizou-se de tal forma que acabou criando outra necessidade, a de haver um local seguro para se depositar essas moedas, as pessoas deixavam suas moedas com um negociante de ouro e prata, este dava-lhes um recibo de papel que certifica aquela quantia, e, com o passar do tempo esse comprovante passou a ser usado para fazer pagamentos; essa circulação de mão em mão deu origem à moeda de papel.


Guilherme alves da luz 2ºB nº15

FONTES DE PESQUISA :
Site : portal economia
Endereço Eletrônico : www.portaleconomia.com.br
Site que trata de vários assuntos sobre a economia, entre eles a história do dinheiro.

Site : casa da moeda
Endereço Eletrônico : www.casadamoeda.gov.br
Casa da moeda é um site do governo que trata de assuntos econômicos ( a maioria deles nacionais)

Site : Newton Freitas
Endereço Eletrônico : www.newton.freitas.nom.br
Newton Freitas é um escritor que possui um site e publica matérias e artigos seus e deoutros escritores e jornalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário